De Olho nas Atualidades – 3ª Semana de Junho

3ª Semana de Junho

Olá, concurseiros! Estamos de volta com mais um “De olho nas Atualidades” trazendo os principais acontecimentos da terceira semana se junho.

Vamos a eles:

Brasil

Política

- Vinte anos após o caso, a Justiça de MG condenou em primeira instância três envolvidos no Mensalão Tucano, entre eles, Marcos Valério, que já cumpre pena no Mensalão do PT.

De olho nas atualidades 8

- Temer defendeu acordos do Mercosul com União Europeia durante a Cúpula do bloco, no Paraguai. A defesa de Temer vai no sentido oposto da do chanceler Uruguai, que declarou que o bloco deveria priorizar negociações com a China. O Mercosul tenta há quase duas décadas selar um tratado de livre-comércio com países da UE.

- A 2ª Turma do STF começou a julgar a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Ela e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, são acusados de receber R$ 1 milhão desviados da Petrobras; defesa nega.

- A PGR denunciou parlamentares do PP por obstrução de Justiça. O senador Ciro Nogueira e o deputado Eduardo da Fonte são suspeitos de tentar comprar silêncio de ex-assessor.

Foro Privilegiado

- O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu restringir o foro privilegiado de governadores a crimes relacionados ao cargo. Só ficarão na Corte processos sobre casos ocorridos durante o mandato e em função dele. A decisão segue o mesmo entendimento do STF.

Eleições

- Por decisão unânime, os ministros do STF liberaram as sátiras sobre candidatos nas eleições. Prevista na legislação eleitoral, a regra estava suspensa desde 2010 por liminar. Ao votar, o ministro Alexandre de Moraes comentou: 'Quem não quer ser criticado, que não quer ser satirizado, fica em casa, não seja candidato'.

Vexame na Copa

De olho nas atualidades 8

- O comportamento ofensivo de alguns torcedores brasileiros na Rússia continua causando indignação e reações. Pelo menos três já foram identificados no vídeo em que uma russa é constrangida por uma piada machista. Sob o pretexto de ensinar cantos de torcida, o grupo fez com que uma jovem repetisse palavras que remetem ao órgão sexual feminino.


Mundo

- Em comunicado, os países que integram o Mercosul pediram para a Venezuela coordenar com a comunidade internacional a criação de “canais para o acesso de ajuda humanitária”. A ação tem o objetivo de “paliar a crise social e migratória” na Venezuela.

- Os EUA anunciaram que vão se retirar do Conselho de Direitos Humanos da ONU. A saída, segundo a embaixadora Nikki Haley, não significa que os americanos deixarão de cumprir os compromissos assumidos na área. Haley chamou o órgão de 'hipócrita' e o acusou de ser 'anti-Israel'. A ONU se limitou a dizer que preferia que os Estados se mantivessem no Conselho.

- Donald Trump recuou na criticada política de imigração e assinou um decreto que acaba com a separação de pais e filhos que entram ilegalmente pela fronteira. A medida foi anunciada depois da repercussão negativa do procedimento, tanto dentro como fora do país.

De olho nas atualidades 8

Esses foram os principais tópicos da terceira semana de junho!

Bons estudos e até a próxima!

Fonte: Dicas Concursos

Veja também

Deixe seu comentário