De Olho nas Atualidades - 3ª Semana de Maio

Olá, concurseiros! Estamos de volta para mais um levantamento semanal do nosso projeto “De Olho nas Atualidades”.

Aqui você fica sabendo dos principais fatos ocorridos no Brasil e no mundo e que são relevantes para concursos públicos, seja na matéria específica de Atualidades, seja em redação.

Sem mais delongas, vamos aos fatos:

Brasil

Política

De Olho nas Atualidades - Temer

- O presidente Michel Temer (MDB) fez um balanço dos seus dois anos de governo, tendo assumido o impeachment de Dilma Rousseff (PT). No evento, chamado de "Maio/2016 - Maio/2018: O Brasil voltou", Temer fez questão de citar medidas que, para ele, ajudaram o país a superar a recessão econômica e a avançar em áreas como educação e segurança.

- O triplex em Guarujá (SP), atribuído pelo Ministério Público Federal (MPF) ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi arrematado por R$ 2,2 milhões.

- O ministro Edson Fachin atendeu pedido da PGR e autorizou a abertura de inquérito sobre repasses da J&F a políticos do MDB. Delatores relataram pagamentos à bancada do partido no Senado em 2014.

- José Dirceu se entregou à Justiça e começou a cumprir pena de mais de 30 anos de prisão.

Economia

- O dólar fechou em alta pelo terceiro dia seguido diante da incerteza eleitoral e do temor de que os juros nos Estados Unidos subam mais que o esperado neste ano. A moeda norte-americana tem o maior valor desde o dia 7 de abril de 2016.

- A economia brasileira encolheu 0,13% no primeiro trimestre do ano, segundo o IBC-Br. O indicador é uma prévia do Banco Central para o PIB. A retração é a primeira desde 2016.

- A bolsa brasileira fechou em forte queda, de mais de 3%. O recuo foi o maior desde as denúncias da JBS envolvendo o presidente Temer, há 1 ano. Isso ocorreu devido ao ambiente desfavorável aos mercados emergentes, e à reação à decisão do BC de manter a taxa de juros.

Reforma Trabalhista

- De acordo com parecer jurídico elaborado pela Advocacia Geral da União (AGU), e aprovado pelo Ministério do Trabalho, a reforma trabalhista é aplicável de "forma geral, abrangente e imediata" a todos os contratos de trabalho regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), inclusive àqueles iniciados antes de sua vigência, em novembro do ano passado.

Fraude na Previdência

- O presidente do INSS, Francisco Lopes, foi demitido após o jornal 'O Globo' revelar um contrato suspeito de R$ 8,8 milhões. Segundo reportagem, uma empresa de informática, que funciona em uma loja de bebidas, foi contratada sem necessidade.

Aposentadoria por telefone

- Pedidos de aposentadoria por idade só poderão ser feitos por telefones ou internet. O atendimento presencial vai deixar de existir a partir do dia 21 de maio, e inclui também pedidos de salário-maternidade.

Ditadura no Brasil

- A embaixada do Brasil em Washington solicitou ao governo americano os documentos produzidos pela CIA sobre operações de tortura e morte de brasileiros durante a ditadura militar. Este pedido ocorreu após a revelação de um memorando da CIA, segundo o qual o general Ernesto Geisel, presidente do Brasil entre 1974 e 1979, autorizou execução de opositores.

Assalto no Dia das Mães

A policial militar, que reagiu a uma tentativa de assalto e matou um ladrão em frente à escola da filha, mesmo estando de folga, seguiu rigorosamente o procedimento operacional padrão (POP), segundo a Polícia Militar. A ação ocorreu no dia em que a escola celebraria os Dia da Mães.

Tráfico de armas

- O homem apontado como maior traficante de armas do Brasil se declarou culpado em Miami, onde está preso. Frederik Barbieri admitiu que mandava armas para o Rio de Janeiro.

Mundo

- O governo dos Estados Unidos inaugurou sua embaixada em Jerusalém, no dia em que o Estado de Israel completa 70 anos e em que confrontos na fronteira com a Faixa de Gaza deixaram dezenas de palestinos mortos. Como a questão é extremamente complexa, recomendamos a leitura de três questões-chave para entender a polêmica transferência da embaixada dos EUA em Israel.

- A Coreia do Norte suspendeu as conversas com a Coreia do Sul que estavam programadas para esta semana, e que tinham por objetivo reduzir a tensão nas fronteiras e reiniciar os encontros entre famílias separadas pela Guerra da Coreia. O governo norte-coreano justificou a decisão com base em exercícios militares conjuntos de Seul com os Estados Unidos. A decisão coloca em dúvida a cúpula entre Kim e o presidente norte-americano Donald Trump, marcada para 12 de junho.

- Nicolás Maduro foi reeleito em um processo eleitoral que não foi reconhecido pelos Estados Unidos e tem sido duramente criticado por diversos países, inclusive o Brasil. Após reeleição de Maduro, EUA impõem novas sanções econômicas à Venezuela.

- No dia 19 de maio aconteceu o casamento entre o príncipe Harry e Meghan Markle em Londres.

Mortes

- Morreu aos 86 anos o cineasta Roberto Farias, diretor de clássicos como "O assalto ao trem pagador" e "Pra frente, Brasil", além de chanchadas e filmes de Roberto Carlos. Ele estava internado em um hospital no Rio para tratar um câncer.

- Morreu aos 93 anos a atriz Eloísa Mafalda. Ela interpretou papéis marcantes em novelas da TV Globo e foi a primeira dona Nenê da 'Grande Família'.

- O escritor americano Tom Wolfe, um dos maiores e mais inovadores nomes do jornalismo do século 20, morreu aos 88 anos. Ele estava internado em um hospital de Manhattan, em Nova York, para se tratar de uma infecção.

É isso, pessoal! Finalizamos mais um “De Olho nas Atualidades”!

Todas as críticas e sugestões ao nosso novo projeto são muito bem-vindas!

Bons estudos e até a semana que vem  :)


LEIA MAIS:

⇒ De olho nas atualidades - 1ª semana de maio

⇒ De olho nas atualidades - 2ª semana de maio

Fonte: Dicas Concursos

Veja também

Deixe seu comentário